Na reinvenção, empresas lançam até produtos ‘anti coronavírus’
A pandemia do coronavírus atingiu em cheio a economia brasileira. Na região Sul do Brasil, por exemplo, 47,8% das 705 mil empresas em atividade na segunda quinzena de junho registraram queda nas vendas, segundo a Pesquisa Pulso Empresa, divulgada ontem pelo IBGE. Para sobreviver a esse momento de crise, muitas têm sido obrigadas a se reinventar, por exemplo criando novas formas e canais para atender seus clientes, enquanto outras tantas (18,6%, mais precisamente) estão inovando, com o lançamento e/ou comercialização de novos produtos ou serviços.
Um bom exemplo disso é a Riole Eletrônica, empresa paranaense que conseguiu ‘inovar para se reinventar’. Fundada em 1982, a marca começou sua trajetória artesanalmente e hoje é reconhecida pelas soluções tecnológicas de áudio e vídeo, com sistemas de tradução simultânea e até um kit cinema para acessibilidade de deficientes visuais e auditivos. Com a pandemia e o cancelamento de eventos e sessões de cinema, porém, veio a ideia de um novo produto: o UV Clean Mat, que é uma plataforma para desinfecção e esterilização de calçados que não exige nenhum tipo de preparação ou manutenção para seu uso, bastando ligar na tomada e começar a utilizar.
Diretora da Riole, Cristiane Moro conta que a ideia de criar o produto surgiu quase por acaso, durante uma reunião sobre produtos de tecnologia ainda no começo da pandemia. “Tinha um pano no chão, para as pessoas lavarem os pés, e aí comentamos que se alguém pisasse poderia escorrer, que tinha de tomar cuidado. Foi quando um engenheiro falou da lâmpada [de ultravioleta], que mata germes e bactérias. Aí começamos a pesquisas e descobrimos que tem muita literatura sobre isso”, relata a executiva.
Bem Paraná
Por Rodolfo Luis Kowalski | 30 de Julho de 2020
